Como a mediunidade aponta para o desconhecido ela exige conhecimento e, quase que simultaneamente, o desenvolvimento de métodos educacionais que possibilitem à inteligência mediúnica realizar a junção com o conhecido, bem como desenvolver a educação necessária para lidar com os fatores reais antes invisíveis ao seu portador.
Estou aqui a falar de mundo interno até então completamente invisível. A medida que conhecemos um lugar temos que nos adaptar a ele e, mais, conhecer as nuances e os detalhes desse local e, admitindo que estamos ali, temos que nos educar para interagir com o local reconhecendo que, no momento, é o local que habitamos.
Quando esse local é geograficamente fora de nós podemos deixá-lo e ir para outro local caso não nos agrade. Por outro lado não temos como sair do mundo interno que habitamos, devemos conhecê-lo para que a nossa permanência nele tenha a dignidade necessária.
Os sentidos desenvolvidos até então nos possibilitaram educar-nos para vivermos e convivermos no mundo. O sentido mediúnico possibilita-nos educar-nos para vivermos e convivermos do mundo íntimo.